Sobre o 1.º Módulo

Highlights em cefaleias e esclerose múltipla

Apoiado pela Novartis, o primeiro módulo do Ciclo de Webconferências da Sociedade Portuguesa de Neurologia incidiu sobre os principais destaques do Congresso da European Academy of Neurology 2020 nas áreas das cefaleias e da esclerose múltipla (EM). Entre outros temas, a Dr.ª Elsa Parreira comentou as novidades ao nível da fisiopatologia e do tratamento da enxaqueca, como a evidência mais recente sobre a utilização dos anticorpos monoclonais. Já no âmbito da EM, a Prof.ª Maria José Sá analisou os desenvolvimentos ao nível dos biomarcadores, da ressonância magnética e de novas terapêuticas promissoras, bem como o impacto das formas secundárias progressivas desta doença.

Dia

Sexta-feira,
05 Junho 2020

Hora

18H00
primeiro modulo img
1.º Módulo

Agenda

  • Cefaleias e esclerose múltipla
    05
    Jun2020
    18H00
Dr.ª Isabel Luzeiro
Dr. Filipe Palavra

Introdução e moderação

Dr.ª Elsa Parreira

Highlights e novidades em cefaleias

A enxaqueca foi o tipo de cefaleia sobre o qual mais informação foi apresentada no Congresso da EAN 2020. Nesta webconferência, a Dr.ª Elsa Parreira comentou as principais novidades, como os resultados de estudos de ressonância magnética funcional que fornecem informação sobre a fisiopatologia da enxaqueca, nomeadamente sobre o envolvimento do hipotálamo e das estruturas do tronco cerebral nas crises. Ainda no âmbito da fisiopatologia, um estudo mostrou que, na enxaqueca crónica, além da elevação do péptido relacionado com o gene da calcitonina (CGRP), os níveis de outros péptidos, como a procalcitonina, também estão aumentados.

No que respeita às novas terapêuticas agudas, foram disponibilizados resultados de ensaios clínicos com o lasmiditano. Em relação à terapêutica preventiva, os anticorpos monoclonais estiveram em destaque neste congresso, com a apresentação dos primeiros resultados na prática clínica da vida real e de subanálises de ensaios clínicos em populações particulares, como os idosos ou os doentes com fatores de risco vascular. A Dr.ª Elsa Parreira também mencionou alguns trabalhos apresentados sobre a toxina botulínica no tratamento da enxaqueca, sobretudo em populações especiais, como os doentes com fibromialgia, cujo prognóstico, por norma, é significativamente pior.

Prof.ª Maria José Sá

Highlights e novidades em esclerose múltipla

Foram muitas as novidades apresentadas no Congresso da EAN 2020 na área da esclerose múltipla (EM). Nesta webconferência da SPN, a Prof.ª Maria José Sá salientou os resultados de estudos com biomarcadores epigenéticos e com neurofilamentos, que, respetivamente, são úteis para o diagnóstico da EM e para identificar formas mais avançadas da doença. Quanto aos avanços da ressonância magnética (RM), alguns dados apresentados indicam que as lesões medulares, mesmo em fases muito iniciais da EM, estão relacionadas com a incapacidade. A inteligência artificial também ganha espaço neste âmbito, como deu conta Maria José Sá.

A nível terapêutico, foram apresentados estudos de fases II e III com novas moléculas, estudos de extensão de vários fármacos, nomeadamente sobre o siponimod em formas secundárias progressivas de EM, e também estudos que evidenciaram bons resultados do ofatumumab, um novo anticorpo monoclonal para as formas recidivantes da doença. Entre outros trabalhos apresentados no Congresso da EAN, Maria José Sá referiu ainda a subanálise de um estudo português publicado em 2017 sobre os custos associados à EM, que agora incidiu nas formas secundárias progressivas.

Discussão e resposta às perguntas da assistência
Os conferencistas

Moderadores e oradores

Dr.ª Isabel Luzeiro

Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia e neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Ler mais

Dr. Filipe Palavra

Secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Neurologia e neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Ler mais

Dr.ª Elsa Parreira

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias e neurologista no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Amadora Ler mais

Prof.ª Maria José Sá

Chefe de Serviço de Neurologia e responsável pela Consulta de Doenças Desmielinizantes do Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto Ler mais

Suporte científico

Patrocinador

REGISTE-SE AGORA

Entre com a Sociedade Portuguesa de Neurologia nesta nova “viagem” pelo espaço online. Webconferências esclarecedoras e úteis para a prática clínica esperam por si. Participe!

Já se registou? Login